domingo, 25 de abril de 2010

Portugueses Esquecidos


Contam os Historiadores dos momentos de Glória nos Descobrimentos do Novo Mundo.
Com a Epopeia tirámos da completa escuridade e ignorância a inumeros povos,Colonizando os seus Territórios,e dando-lhes a possibilidade da Salvaçao levando-lhes a Palavra do Senhor e de seu filho Jesus Cristo,possibilitando-os de uma vida mais rica epiritualmente e materialmente,pois ensinámos-lhe os segredos da agricultura,comércio,da cultura,pois por vez primeira esses pobres Diabos Ignorantes falavam uma Lingua Crista (Eleita pelo Senhor).Misturámo-nos com Altruísmo com os Nativos contribuindo com a Mestiçagem da populaçao dando-lhes o Estatuto de Cidadaos do Reino de Portugal e mais tarde de cidadaos Portugueses,sempre em troca de Serviços prestados ao Reino ou Portugal.Uma Glória um Orgulho.
Vocês acreditam no que vos estou a contar?
Claro que nao,sei que me dirijo a Pessoas com Inteligencia e Maturidade Cívica.
Pois contarei a minha versao dos feitos,ainda que nao sendo totalmente certos o 90% se pode considerar fidedignos,tendo em conta que eu nao estava ali nesses momentos.
Simplificando,os Portugueses,na realidade deram um passo grande á Humanidade com os descobrimentos,impulsando a Espanha,a França,a Inglaterra,a colonizar territórios iniciando assim um lento processo que chegou á actual Globalizaçao.
Na realidade levámos a nossa Lingua através do Planeta acompanhado,isso sim com a Palavra de Deus e Exemplo de seu filho Jesus Cristo,um autêntico sufridor,exemplo ideal para os povos que íamos colonizando.
A uns,onde os Recursos Naturais eram para nós deconhecidos na época,e em nome de El Rey de Portugal,e sempre com a Divina Palavra,démos lhes o poder de convidar a outros amávelmente ofrecendo-lhes contractos de trabalho vitalícios,com horários de trabalhos exemplares,a cambio de vivenda,só que nao estava específicado que seriam vivendas comunitárias,(daí o descontetamento de alguns operários),e alimentaçao.
A outros cujos recursos para nós conhecidos e fonte de ingressos,além da mao de obra forânea,também dávamos possibilidade aos próprios donos da Terra a desfrutar de trabalhos dignos,bem renumerados e com óptimas condiçoes de trabalho,desde e quando seguissem a Palavra do Senhor e conhecimento de Idiomas,neste caso o Português.
Mas nao sao só estes as questoes do problema.
O problema começa quando a Potência Colonizadora ou Exploradora,(NO SENTIDO MAIS DEGRADANTE DA PALAVRA),levava Expatriados de confiança para o controle das lavores locais,todos eles de sexo masculino,começaram a sentir o peso da solidao,começando a procurar Nativas como companheiras que em alguns casos eram de por vida,e noutros era um mero passatempo,nao lhes preocupando as consequências dessas relaçoes.
Chegamos agora ao Ultimo Capítulo.
Começa a nao ser rentável em alguns casos os empreendimentos e em outros nos rescidem os contractos.Soluçao?abandonar.Barcos pequenos lugares reservados,viagens largas,intendência dificultada por diversos motivos e o mais absoluto abandono.
Frutos da Mestiçagem eram deixados á mercê das etnias arianas locais,imagino perseguiçoes raciais,culturais,religiosos,mas restava algo que é a riqueza que os Humanos têm, a Herança Genética.
Esses Genes deram a força suficiente para que os poucos que sobreviveram ao ódio, podessem continuar um lavor que outros tinham mal começado e mal acabado.
Passaram 500 e pico de anos,e ainda hoje estao á nossa espera,e como prova disso vou contar um episódio,vivido em primeira pessoa.
Em 1981, Abril fui para a Libia trabalhar,e um dia estando eu num SUQ,supermercado em Árabe,acompanhado dos meus inseparáveis amigos,aproximou-se um negro com traços finos e perguntou-me em Árabe se éramos Portugueses,o qual assenti afirmativamente.Jámais me esqueço do rostro de Felicidade que resplandeceu naquele ser,começando-me a explicar que era da República do Benin antigo Daomé e descendente de Portugueses,comprovei que em realidade ele tinha um apelido Português(nao me recordo se seria Pereira,ou Silva),mas era Português,porque vi o seu Passaporte.Depois de uma breve conversa indicámos-lhe onde estava o nosso acampamento,convidando-o a visitar-nos.
Dias depois aparece no acampamento era uma Sexta Feira (Djoumá),o dia do nosso descanso,convidámo-lo a almoçar e a passar o dia.Trocámos impressoes,ele explicou que alem da Lingua Oficial que era o Françês na intimidade falavam um dialecto,como um criolo com palavras do Antigo Português, deformadas fonéticamente pelos 400 anos de isolamento.
A uma determinada altura perguntei-lhe se a comunidade era grande,o que me respondeu afirmativamente seguido de uma pegunta,que foi:"Porque nos abandonaram?".
Eu naquele momento nao lhe pude responder por vergonha,desejava que aquele individuo nunca se houvera cruzado no meu caminho,pois nao lhe poderia responder e dizer que éramos uns cabroes,uns falsos e pouco éticos,e que na actualidade estávamos a cometer o mesmo erro com algumas Excolónias,pondo de exemplo Moçambique,que só nao entrou na Commonwelth,porque o Governo Brasileiro deu um GRANDE E GENEROSO PASSO,que foi mandar professores do Brasil,enquanto nós olhávamos para a outra margem,na mais pura maldade,com a esperança de os vermos a falhar como Homens e donos dos seus destinos,e sempre com a cruel esperança de os ver a arrastar,pedindo-nos que voltássemos.Isso sim com as mesmas condiçoes e regalias Coloniais(Os Donos).Mas nao foi assim,e eles sobreviveram.
Passaram 30 anos,nunca mais soube nada desse individuo,a sua direcçao perdeu-se no tempo,no monte de papeis que coleccionava e que de tempos a tempos reciclava.
Esses sao os Portugueses esquecidos,aqueles que abandonámos,por orgulho ferido.
Bem haja essas organizaçoes que movidos por gente empreendedora e altruísta fazem algo por esses POVOS DO OLVIDO,e o mais curioso,poucos sao os que algum dia tiveram contactos com eles,mas os que ali estivemos nao fazemos nada por eles,mas pelo nosso Ego sim,colocamos-nos umas medalhas formando grupos nas redes Sociais,com exaltaçoes de entrega e solidariedade que nao sao mais que gatafunhos imperceptíveis que a mim me dá vergonha alheia.
Parabens ao grupo "Projecto Povos Cruzados - Futuros Possiveis - Bairro Português de Malaca" pelo lavor que estao executar.

No hay comentarios:

Publicar un comentario