lunes, 29 de marzo de 2010

SOU COMO TU


Passeando um dia pelo campo encontro-me com um frondoso e grande Castanheiro.
Pasmado com o que via, pois tinha uma enorme e frondosa sombra,que nos acariciava, nos dias quentes de verao, com uma doce e fresca brisa.Aproximando-me vou-me precatando que tem um caule de umas dimensoes pouco comuns,pois só se poderia rodear num abraço de três pessoas como eu, e aproveitando-me da sombra,tentei refugiar-me das açoites que o sol me infligia, como chicotadas de um cabo de aço em brasa, sobre a minha pele.
Sentando-me de costas contra o caule, enquanto me repunha lentamente da dor, que me havia infligido o Sol como se de um castigo Divino se tratara,pus me a olhar ao redor reparando que estava repleto de ouriços abertos,de onde sobressaíam suculentas e grandes castanhas, e olhando por cima da minha cabeça, vejo o mesmo,grandes ouriços pendurados do tamanho batatas.Levanto-me para observar com mais detalhe tal Obra de Deus, quando ouço uma voz doce e forte que se dirije a mim,perguntando-me:
"Estás admirado como o que vês??"
Preplexo,giro sobre as minhas pernas na direcçao de onde saía a voz e prescrutei por entre os matorrais para identificar quem me havia formulado tal pergunta.Insistentemente soa outra vez a mesma voz,perguntando-me por segunda vez:
"Estás admirado com o que vês??"
Dou um passo atrás.Nao sentia medo, e respondo com uma pergunta:
"Olá.Quem é?.Onde está que nao o vejo?."
"Aqui!.Estou mesmo á tua frente",responde a voz, enquanto eu começo a dar-me de conta que era o Castanheiro que me dirigia a palavra.
Recompondo-me respondo-lhe "que sim, estava admirado com tamanha imponência,beleza e armonia,e que me resultava dificil entender como havia fraguado uma árvore com tal porte,cuja sombra e frutos me deixavam assombrado".
Umas milésimas de segundo de silêncio que se rompe outra vez com aquela voz, que me deixava atónito,sem forças,sem medos,mas que me inspirava uma sensaçao de paz, que parecia que me pertencia,que fluía de dentro de mim, e diz-me:
"Pois isto é o fruto do cuidado e do amor daqueles que me rodeiam, que me fazem sentir que sou querido e faço parte das suas vidas".
"É!!.Sim tens razao!.Nao só os outros seres vivos necessitam de cuidados para chegarem a esse altivo porte,e darem os frutos que têm com carinho.Nós os Humanos também necessitamos do mesmo.Para nos sentirmos como tu de grandes,necessitamos ser amados,queridos,utéis,saber que nos necessitam, e o fruto disso tudo sao as relaçoes Humanas entre amigos,familia,sociedade,onde aparece a boa formaçao civica,o respeito, amor, a amizade e o retribuir.
Sabes,Castanheiro,Eu sou como tu.Sou grande e estou em Armonia, porque sei que sou amado, sou querido,sinto-me útil e dou o que recebo."

2 comentarios:

  1. Escreves mt bem. Podias editar um livro infantil, para que todos os pais lessem as tuas histórias aos seus filhos, pois são verdadeiros ensinamentos para todas as idades.

    ResponderEliminar
  2. Tu armonia es mi equilibrio. Tienes aún mucho para dar, mi viejo castiñeiro, duro y fiel.
    Te quiero.

    ResponderEliminar